Curso Profissional Fluxo Contínuo

Fundamentos da Psicologia Formativa®

APRESENTAÇÃO

A Psicologia Formativa® é uma abordagem corporal contemporânea, criada por Stanley Keleman na Califórnia, na década de 70, no contexto do surgimento do movimento humanista. Stanley Keleman continua desenvolvendo o trabalho formativo no Center for Energetic Studies em Berkeley, Califórnia e mantém contato permanente com a equipe profissional do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil, Rio de Janeiro. A teoria formativa fundamenta-se em princípios da Biologia, Psicologia e Fenomenologia e sua metodologia trabalha com a reorganização de formas somático-emocionais, aprofundando a relação entre corpo e cérebro, através de uma prática específica de exercícios. Os exercícios formativos, estruturados a partir de gestos e posturas corporais, visam à modulação e à mudança de atitudes emocionais, comportamentos, pensamentos e narrativas.

Para se inscrever é necessário enviar uma breve carta de intenção, contendo seus interesses profissionais e um mini-currículo para que seja agendada uma entrevista presencial, por telefone ou por Internet, no caso de residência em outro Estado.

INSCREVA-SE

Capacitar profissionais para pensar formativamente e trabalhar com o modelo teórico-metodológico da Psicologia Formativa®, aplicável aos campos da psicologia, educação, fisioterapia, terapias corporais, gestão de pessoas nas organizações, coaching e artes cênicas.

O curso é dirigido a profissionais das áreas de Saúde, Educação, Arte, Ciências Humanas e Sociais, admitindo estudantes do último ano dos respectivos cursos.

A partir de 2020 o Curso Profissional será ministrado em Fluxo Continuo, porém, cada participante deverá perfazer 12 módulos contínuos estruturados conforme o programa abaixo, embora não necessariamente nesta ordem

CICLO TEÓRICO – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PSICOLOGIA FORMATIVA

MÓDULO I – GÊNESE E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA FORMATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Gênese da Psicologia Formativa®: panorama histórico, filosófico, cultural e científico.
  2. Conceito de formatividade.
  3. Processo organizador biológico e processo formativo: corpo herdado e corpo formado
  4. Subjetividade Somática: forma, sentimento e identidade.
  5. Metodologia Formativa I

MÓDULO II – O PROCESSO FORMATIVO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Sonhos e o Corpo

Transições Somáticas

Metodologia Formativa II: o diálogo entre o corpo e cérebro.

Após o modulo II e antes do modulo III o aluno deve  iniciar o processo psicoterapêutico pessoal.

MÓDULO III – A JORNADA FORMATIVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. O passado no presente e a organização do futuro.
  2. Metodologia Formativa III
  3. Histórias e Somagramas
  4. Corpo e Família

MÓDULO IV – TOMANDO A VIDA NAS MÃOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Formando o seu futuro – workshop
  2. Metodologia Formativa IV
  3. Filosofia Clínica
  4. Discussão de casos

CICLO ESTRUTURAS HERDADAS – ESTRUTURAS CONSTITUCIONAIS E PLASTICIDADE SOMÁTICA

Está dividido em quatro módulos que dão continuidade ao CICLO I, ampliando o conhecimento teórico e metodológico da Psicologia Formativa® e a prática profissional supervisionada.

MÓDULO I – ESTRUTURAS CONSTITUCIONAIS – O CORPO HERDADO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Anatomia do pensar, agir e sentir.

  1. Mitos constitucionais – narrativas do corpo herdado
  2. Somagramas
  3. Intensivo de Prática Formativa: influenciando o corpo herdado
  4. Discussão de casos

MÓDULO II – ESTRUTURA CONSTITUCIONAL ECTOMÓRFICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Anatomia do pensar, agir e sentir.

  1. Mitos constitucionais – narrativas do corpo herdado
  2. Somagramas
  3. Estrutura ectomórfica
  4. Discussão de casos

MÓDULO III – ESTRUTURA CONSTITUCIONAL MESOMÓRFICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Anatomia do pensar, agir e sentir.

  1. Mitos constitucionais – narrativas do corpo herdado
  2. Somagramas
  3. Estrutura mesomórfica
  4. Discussão de casos

MÓDULO IV – ESTRUTURA CONSTITUCIONAL ENDOMÓRFICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Anatomia do pensar, agir e sentir.

  1. Mitos constitucionais – narrativas do corpo herdado
  2. Somagramas
  3. Estrutura endomorfica
  4. Discussão de casos

CICLO ESTRUTURAS FORMADAS – ESTRUTURAS SOMÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DE IDENTIDADE

É composto por quatro módulos que dão continuidade ao CICLO II. Está voltado para a ampliação e o aprofundamento dos conceitos teórico-metodológicos, para a prática profissional supervisionada e para a elaboração da monografia. Inclui supervisão de casos.

MÓDULO I – GÊNESE E DESENVOLVIMENTO DA FORMA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Anatomia como Identidade

  1. O Plano do Corpo.
  2. Intensivo de Prática Formativa: influenciando o corpo formado
  3. Processo de organização de Forma: Estruturas Underbound e Overbound
  4. Discussão de casos

5.Discussão do Projeto de Monografia

MÓDULO II – ESTRUTURAS SOMÁTICAS SUBFORMADAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. O Continuo do Stress e Insultos à Forma
  2. Desenvolvimento das Estruturas Underbound: mótil e porosa
  3. Prática formativa e somagramas
  4. Discussão de casos
  5. Discussão do Projeto de Monografia

MÓDULO III – ESTRUTURAS SOMÁTICAS EXCESSIVAMENTE FORMADAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Desenvolvimento das Estruturas Overbounded: rígida e densa
  2. Prática Formativa e somagramas
  3. Discussão de casos
  4. Discussão do Projeto de Monografia

MÓDULO IV – ESTRUTURAS SOMÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Filosofia clínica formativa e insights práticos
  2. Workshop Intensivo: Formando o seu Futuro
  3. Desafios ao Processo Formativo
  4. Discussão de casos
  5. Discussão do Projeto de Monografia

Curso Profissional em Fluxo Continuo – Calendário 2020

ANATOMIA EMOCIONAL | ESTRUTURAS SOMÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DE IDENTIDADE

ESTRUTURA DO PROGRAMA

O programa no ano de 2020 será composto por 9 aulas de pratica formativa (mínimo), 6 sessões de s Save upervisão (2 online) e 4 modulos que incluirão seminários teoricos, pratica vivencial e discussão de casos, com carga horaria total de 52 horas/ano.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Este ciclo é composto por quatro módulos que dão continuidade ao programa do curso e inclui o aprofundamento dos conceitos teórico-metodológicos, ,sessões individuais e elaboração de monografia. O tema do ano sera o Corpo Formado: Estruturas Somáticas tal qual descritas no Livro “Anatomia Emocional”.

Os participantes no 3º ano do Curso deverão escolher a sua orientadora e iniciar o processo de escrita da monografia. As sessões de orientação não estão incluídas no valor anual e devem ser pagas diretamente a orientadora.

MÓDULO I – GÊNESE E DESENVOLVIMENTO DA FORMA

2 a 4 de Abril 5ª 10-13h 6aª e sabado 10-13h

  1. O Plano do Corpo
  2. Anatomia como Identidade
  3. Desenvolvimento da Forma: Estruturas Underbound e Overbound
  4. Intensivo de Pratica Formativa
  5. Discussão de Casos online 27 de março 11:30-12:45h

MÓDULO II – ESTRUTURAS SOMÁTICAS SUBFORMADAS

26 e 27 de Junho 6ª 10-17:30h e sabado 10-13h

  1. O Continuo do Stress e Insultos à Forma
  2. Desenvolvimento das Estruturas Underbound: mótil e porosa
  3. Sonhos e Tipos Somaticos
  4. Discussão de casos
  5. Discussão do Projeto de Monografia On line 5 de Maio 11:30-12:40h

MÓDULO III – ESTRUTURAS SOMÁTICAS EXCESSIVAMENTE FORMADAS

10 a 12 de Setembro 5ª 10-17:30h 6aª e sabado 10-13h

  1. Desenvolvimento das Estruturas Overbounded: rígida e densa.
  2. Prática Formativa e somagramas.
  3. Discussão de casos.
  4. Discussão do Projeto de Monografia On line 7 de Agosto 11:30-12:40h

MÓDULO IV – ESTRUTURAS SOMÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE

12 a 14 de Novembro 5ª 15:30 -18h 6aª e sabado 10-13h

  1. Filosofia Clinica
  2. Workshop Intensivo: Formando o Seu Futuro.
  3. Desafios ao Processo Formativo.
  4. Discussão de casos: Dilemas Somáticos

BIBLIOGRAFIA

COHN, Leila. A Psicologia Formativa – Um Caminho Evolutivo. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V. 1

http://www.psicologiaformativa.com.br/artigos/PF_caminho_evolutivo.pdf

______ Anatomia Emocional: O Corpo Como Um Processo Subjetivo, Anais do Congresso Latino Americano de Psicoterapia, Curitiba, 2014

KELEMAN, Stanley. Realidade Somática. S. Paulo. Summus, 1994.

______ Anatomia Emocional, S. Paulo. Summus, 1995.

______ Corporificando a Experiência S. Paulo. Summus, 1996.

______ O corpo diz sua mente. S. Paulo. Summus, 1996.

______ A Metodologia e a Prática da Psicologia Formativa. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V.

YouTube Clips com Stanley Keleman

Textos Selecionados

COORDENAÇÃO

LEILA COHN – Psicóloga – CRP 05/8164, MA East-West Psychology, CIIS, SF-CA. Trabalhou com Stanley Keleman no Center for Energetic Studies em Berkeley, California, desde 1988. Membro do Center for Energetic Studies Professional Group desde 1992 e do Keleman´s Advanced Studies International Group desde a sua fundação em 2009. Diretora fundadora do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil,  desde 1995, Coordenadora do Programa de Educação Profissional em Psicologia Formativa no Centro, desde 1998, Coordenadora do Projeto ‘’Interviews with Stanley Keleman’’ iniciado em parceria com Stanley Keleman em 2012. Reconhecida por Stanley Keleman  para o ensino da Psicologia Formativa®  internacionalmente, mantém uma prática clínica como Psicoterapeuta Formativa e como Supervisora Formativa. Publica artigos nacional e internacionalmente.

R$ 4.580,00, a serem pagos da seguinte maneira: matrícula de R$ 400,00 na inscrição (ate janeiro 2020) e mais 11 parcelas mensais consecutivas no valor de R$ 380,00. Para pagamento à vista, haverá 5% de desconto no valor anual. Os valores serão reajustados anualmente de acordo com a taxa do IGPM. Os valores dos anos subsequentes serão postados ao final de cada ciclo.

Os interessados no curso devem enviar por e-mail uma carta de intenção, contendo seus interesses profissionais e um currículo resumido com dados pessoais para que seja agendada uma entrevista presencial, por telefone ou por Internet, no caso de residência em outro Estado.

O programa compõe-se de três ciclos anuais consecutivos desenvolvidos no período de três anos, perfazendo a carga horária total de 430 horas assim denominados:

CICLO TEÓRICO – Fundamentação Teórico-Metodológica da Psicologia Formativa®

CICLO ESTRUTURAS HERDADAS – Estruturas Constitucionais e Plasticidade Somática

CICLO ESTRUTURAS FORMADAS – Estruturas Somáticas e Organização de Identidade

O desenvolvimento desses CICLOS inclui uma programação referente a: conteúdo teórico e prático (166 horas), prática profissional supervisionada (190 horas), supervisão de casos (24 horas) processo psicoterapêutico pessoal (40 horas), e orientação de monografia (10 horas).

4.1 PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

A partir do segundo ano todos os alunos deverão realizar uma prática profissional supervisionada. Esta poderá ocorrer através de um banco de horas ou via realização um projeto específico em um contexto institucional. Cada pessoa deve apresentar dois casos para supervisão, conforme cronograma previamente organizado.

4.2 PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO PESSOAL

A partir do 2º módulo do primeiro ano todos os alunos deverão ter iniciado seu processo psicoterapêutico individual com um dos membros da equipe profissional do Centro. A realização de sessões individuais possibilita ao participante experienciar pessoalmente como funciona o trabalho formativo e é de fundamental importância para o aprendizado do método e compreensão teórica. O valor das sessões de psicoterapia não está incluído no valor do curso. Os participantes terão o benefício da flexibilização dos valores habituais que devem ser acordados diretamente com o profissional escolhido.

4.3 AULAS DE PRÁTICA FORMATIVA E SUPERVISÃO ONLINE

Todos os participantes precisam participar das aulas de Prática Formativa às sextas-feiras e das sessões de supervisão online.

4.4 MONOGRAFIA

Após a conclusão do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia que demonstre a compreensão dos conceitos teóricos e metodológicos da Psicologia Formativa®. Esse trabalho deve ser orientado por um profissional docente do Curso Profissional.

O programa envolve encontros teóricos e experienciais, abrangendo aulas expositivas, seminários, workshops, conversas em grupo online, prática profissional supervisionada, elaboração, apresentação e discussão de casos, processo psicoterapêutico pessoal e elaboração e apresentação de monografia. O curso tem uma bibliografia básica e uma complementar.

A partir do ano de 2016 Stanley Keleman se colocou disponível para Conversas Formativas com o grupo 1 ou 2 vezes ao ano. Embora não possamos garantir que isto aconteça todos os anos, esta é uma forte possibilidade. Neste caso, serão cobrados US$ 20 por pessoa por conversa para pagamento a Keleman.

A avaliação será realizada mediante o acompanhamento dos participantes durante o processo da aprendizagem, através da quantificação da frequência (85%) — desde que as faltas não sejam consecutivas — cumulativamente aos resultados qualitativos das demais atividades que compõem a estrutura do curso, a saber: participação nas aulas, apresentação de casos, apresentação de monografia e realização de sessões individuais.

O certificado do curso terá a seguinte qualificação: Certificado de Conclusão do Curso Profissional em Psicologia Formativa®.

LEILA COHN – Psicóloga – CRP 05/8164, MA East-West Psychology, CIIS, SF-CA. Trabalha com Stanley Keleman no Center for Energetic Studies em Berkeley, California, desde 1988. Membro do Center for Energetic Studies Professional Group desde 1992 e do Keleman´s Advanced Studies International Group desde a sua fundação em 2009. Diretora fundadora do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil, desde 1995, Coordenadora do Programa de Educação Profissional em Psicologia Formativa no Centro, desde 1998, Coordenadora do Projeto ‘’Interviews with Stanley Keleman’’ iniciado em parceria com Stanley Keleman em 2012. Reconhecida por Stanley Keleman para o ensino da Psicologia Formativa® internacionalmente, mantém uma prática clínica como Psicoterapeuta Formativa e como Supervisora Formativa. Publica artigos nacional e internacionalmente.

Ártemis Marinho – Assistente Social – Docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Terapeuta somática. Doutoranda em Serviço Social (UERJ) e Mestre em Serviço Social (PUC/RJ). Membro Profissional Associado ao Centro de Psicologia Formativa do Brasil. Formação profissional com Leila Cohn no Centro de Psicologia Formativa do Brasil. Participação em workshops conduzidos por Stanley Keleman, no Brasil e no Center for Energetic Studies, Berkeley, California. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Coordena grupos educativo-terapêuticos com ênfase nas temáticas de gênero e envelhecimento. Desenvolve também estudos e pesquisas sobre estes temas

Iracema Teixeira – Psicóloga – CRP 05/8968. Doutora em Psicologia, na temática de relacionamentos – UFRJ. Mestre em Sexologia Clínica – UGF, especialista em Educação Sexual – UGF/SBRASH. Certificada em Psicologia Formativa® pelo Centro de Psicologia Formativa® do Brasil em 2002. Docente em cursos de pós-graduação.   Participou de workshops com Stanley Keleman, realizados no Brasil e no Center for Energetic Studies, em Berkeley/Califórnia. Certificação Internacional em Positive Psychology Coaching pela Positive Acorn – EUA. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, biênio 2014-2015.

Leila Cohn – Psicóloga – CRP 05/8164, MA (currículo acima).

Sônia Andrade – Psicóloga – CRP 05/30010, artista da dança, economista, MBA, mestranda em Filosofia, certificada em Psicologia Formativa® pelo Centro de Psicologia Formativa®  do Brasil em 2002, sendo docente do mesmo Centro.  Participou de workshops de Stanley Keleman no Center for Energetics Studies em Berkeley, California-USA. Certificada pela Fundación Río Abierto, Bs As-Arg. Estudos e treinamento em Psicologia dos Eneatipos, à luz da Gestalt-Terapia, Escola SAT. Diretora da Escola Gestalt Viva Claudio Naranjo.

INSCREVA-SE