Curso Profissional Fluxo Contínuo

Fundamentos da Psicologia Formativa®

APRESENTAÇÃO

A Psicologia Formativa® é uma abordagem corporal contemporânea, criada por Stanley Keleman na Califórnia, na década de 70, no contexto do surgimento do movimento humanista.  A teoria formativa fundamenta-se em princípios da Biologia, Psicologia e Fenomenologia e sua metodologia trabalha com a reorganização de formas somático-emocionais, aprofundando a relação entre corpo e cérebro, através de uma prática específica de exercícios. Os exercícios formativos, estruturados a partir de gestos e posturas corporais, visam à modulação e à mudança de atitudes emocionais, comportamentos, pensamentos e narrativas.

A partir de 2020 o Curso Profissional passou a ser ministrado em Fluxo Contínuo, admitindo pessoas em qualquer módulo ao longo do ano. Todos os módulos são teórico-experienciais, apresentando em profundidade os princípios fundamentais da Psicologia Formativa® e oferecendo a experiência vivencial do trabalho formativo. Para conhecer mais detalhes, veja os itens abaixo.

Para se inscrever é necessário enviar uma breve carta de intenção, contendo seus interesses profissionais e um mini-currículo para que seja agendada uma entrevista presencial, por telefone ou por Internet, no caso de residência em outro Estado.

INSCREVA-SE

Capacitar profissionais para pensar formativamente e trabalhar com o modelo teórico-metodológico da Psicologia Formativa®, aplicável aos campos da psicologia, educação, fisioterapia, terapias corporais, gestão de pessoas nas organizações, coaching e artes cênicas.

O curso é dirigido a profissionais das áreas de Saúde, Educação, Arte, Ciências Humanas e Sociais, admitindo estudantes do último ano dos respectivos cursos.

ANO 2024

3 Módulos:
5ª – 10:00-13h
6ª e sab – 10-13h

15 Aulas de Prática
17 Encontros de Supervisão
2 Grupos Anatomia Emocional
1 Grupo Família
2 Grupos Sonhos
1 Grupo Monografia

MOD I: 11 a 13 de abril
MOD II: 20 a 22 de junho
MOD III: 07 a 09 de novembro

MÓDULO I: GÊNESE E FUNDAMENTOS DA

PSICOLOGIA FORMATIVA

 

11 a 13 de abril

11/04 quinta 10-13h

12/04 sexta  10-13h

13/04 sábado 10-13h

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Gênese da Psicologia Formativa: panorama histórico, filosófico, cultural e científico.
  2. Processo organizador biológico e processo formativo: corpo herdado e corpo formado.
  3. Subjetividade somática e formatividade: forma, sentimento e identidade.
  4. Metodologia Formativa I
  5. Discussão de casos

Alunos novos: após o módulo I e antes do módulo II o aluno deve iniciar o processo das sessões de grupo ou individuais.

MÓDULO II – O PROCESSO FORMATIVO

20 a 22 de junho

20/06  quinta 10-13h

21/06  sexta 10-13h

22/06  sábado 10-13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Transições Somáticas
  2. Família e Corpo: Transições em família
  3. Metodologia Formativa II
  4. Discussão de casos

MÓDULO III – A JORNADA FORMATIVA

07 a 09 de novembro

07/11 quinta 10 -13h

08/11sexta 10-13h

09/11 sábado 10-13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. O passado no presente e a organização do futuro
  2. Formando o seu futuro: corporificando uma nova história
  3. Histórias e Somagramas
  4. Metodologia Formativa III
  5. Discussão de casos

GRUPOS 2024

Anatomia Emocional 6ª dás 10:30h-12:30h.

22/03

19/07

Sonhos e o Corpo 10:30h-12h

27/09

29/11

Relações em Família 10:30h-12h

16/08

Monografia 16:15h

08/03

Datas Supervisão de casos 2024:  sextas feiras 11:20-12:40h, 10-11h ou 11:20-13h

Março  01  11:20-12:40h e 08 10-11h

Abril 11  no módulo e 19 10-11h

Maio 03  11:20h-12:40h e 10 10h-11h

Junho 07  10h-11h e 20 no módulo

Julho 05   11:20h-12:40h e 12 10h-11h

Agosto 09  11:20h-13h

Setembro 06  11:20h-12:40h e 13 10h-11h

Outubro 18  11:20h-13h

Novembro 07  (no módulo) e 22 11:20h-12:40h

Dezembro 06  11:20h-13h

AULAS DE PRÁTICA FORMATIVA | 15 AULAS INCLUSAS NO PROGRAMA

6ª das 10-11h ou 10-12h  e  5ª das 17h30-18h30h ou 17:30-19h

Datas:

Março
5ª – 07/03 (17:30-18:30h) e 21/03 (17:30-19h)
6ª – 1/03 (10-11h) e 15/03 (10-12h)

Abril
5ª – 04/04 (17:30-19h)
6ª – 26/04 (10-12h)

Maio
5ª – 09/05 (17:30-19h) e 16/05 (17:30-18:30h)
6ª – 03/05 (10-11h)  e 17/05(10-12h)

Junho
5ª – 06/06 (17:30-18:30h)
6ª – 07/06 (10-11h)

Julho 
5ª – 04/07 (17:30-18:30h)
6ª – 05/07 (10-11h)

Agosto
5ª – 15/08(17:30-19h) e 29/08 (17:30-18:30h)
6ª – 09/08 (10-11h) e 23/08 (10-12h)

Setembro
5ª – 12/09 (17:30-18:30h) e 26/09 (17:30-19h)
6ª – 06/09 (10-11h) e 20/09 (10-12h)

Outubro
5ª – 17/10 (17:30-18-30h) e 31/10 (17:30-19h)
6ª – 18/10 (10-11h) e 25/10 (10-12h)

Novembro
5ª – 21/11 (17:30-18:30h)
6ª – 22/11 (10-11h)

Dezembro
5ª – 5/12 (17:30-18:30h)
6ª  – 06/12 (10-11h)

 

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

COHN, Leila. A Psicologia Formativa – Um Caminho Evolutivo. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V. 1
http://www.psicologiaformativa.com.br/artigos/PF_caminho_evolutivo.pdf
______ Processo Organizador Biológico e Processo Formativo, MIMEO 1993
______ Anatomia  Emocional:  O Corpo Como Um Processo Subjetivo, Anais do Congresso Latino Americano de Psicoterapia, Curitiba, 2014
_______ Corporificando a Experiência S. Paulo. Summus, 1996.
KELEMAN, Stanley. Realidade Somática. S. Paulo. Summus, 1994.
______ O corpo diz sua mente. S. Paulo. Summus, 1996.
______ Corporificando a Experiência , Introdução e Cap I. S. Paulo. Summus, 1996.
______ Anatomia Emocional. Intro e Criação S. Paulo. Summus, 1995.
______ A Metodologia e a Prática da Psicologia Formativa. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V.
http://www.psicologiaformativa.com.br/artigos/Metodologia_pratica_psicologia_formativa.pdf
_______ Biografia de Stanley Keleman, website

http://www.psicologiaformativa.com.br/psicologiaformativa/Stanley_Keleman.php
Textos Selecionados

COMPLEMENTAR

Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2001.
CAPRA, Fritjof.  A Teia da Vida. S. Paulo, Cultrix,  1996.
DAMASIO, Antonio. O Erro de Descartes. S. Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DE WAAL, F>ranz, A Era da Empatia, 2013
EDELMAN, Gerald. 
The Remembered Present: A Biological Theory of Consciousness. New York: Basic Books, 1989.
_______ and G. Tononi.  A Universe of Consciousness: How Matter Becomes Imagination. 
New York: Basic Books, 2000
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O cérebro em transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
LENT, Roberto. Cem Bilhões de Neurônios. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.
MATURANA, H., VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 1984.
ROSZAK,T- A Contracultura, trad- Donaldson M. Garcschagen, Petrópolis: Vozes, 1972.

 

ANO 2024

MÓDULO I: GÊNESE E FUNDAMENTOS DA

PSICOLOGIA FORMATIVA

 

11 a 13 de abril

11/04 quinta 10-13h

12/04 sexta  10-13h

13/04 sábado 10-13h

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Gênese da Psicologia Formativa: panorama histórico, filosófico, cultural e científico.
  2. Processo organizador biológico e processo formativo: corpo herdado e corpo formado.
  3. Subjetividade somática e formatividade: forma, sentimento e identidade.
  4. Metodologia Formativa I
  5. Discussão de casos

Alunos novos: após o módulo I e antes do módulo II o aluno deve iniciar o processo das sessões de grupo ou individuais.

MÓDULO II – O PROCESSO FORMATIVO

20 a 22 de junho

20/06  quinta 10-13h

21/06  sexta 10-13h

22/06  sábado 10-13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Transições Somáticas
  2. Família e Corpo: Transições em família
  3. Metodologia Formativa II
  4. Discussão de casos

MÓDULO III – A JORNADA FORMATIVA

07 a 09 de novembro

07/11 quinta 10 -13h

08/11sexta 10-13h

09/11 sábado 10-13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. O passado no presente e a organização do futuro
  2. Formando o seu futuro: corporificando uma nova história
  3. Histórias e Somagramas
  4. Metodologia Formativa III
  5. Discussão de casos

GRUPOS 2024

Anatomia Emocional 6ª dás 10:30h-12:30h.

22/03

19/07

Sonhos e o Corpo 10:30h-12h

27/09

29/11

Relações em Família 10:30h-12h

16/08

Monografia 16:15h

08/03

Datas Supervisão de casos 2024:  sextas feiras 11:20-12:40h, 10-11h ou 11:20-13h

Março  01  11:20-12:40h e 08 10-11h

Abril 11  no módulo e 19 10-11h

Maio 03  11:20h-12:40h e 10 10h-11h

Junho 07  11:20h-12:40h e 20 no módulo

Julho 05   11:20h-12:40h e 12 10h-11h

Agosto 09  11:20h-13h

Setembro 06  11:20h-12:40h e 13 10h-11h

Outubro 18  11:20h-13h

Novembro 07  (no módulo) e 22 11:20h-12:40h

Dezembro 06  11:20h-13h

AULAS DE PRÁTICA FORMATIVA | 15 AULAS INCLUSAS NO PROGRAMA

6ª das 10-11h ou 10-12h  e  5ª das 17h30-18h30h ou 17:30-19h

Datas:

Março 5ª 07/03 (17:30-18:30h) e 21/03 (17:30-19h)

6a 1/03 (10-11h) e 15/03 (10-12h)

Abril 5ª 04/04 (17:30-19h)

6ª 26/04 (10-12h)

Maio 5ª 09/05 (17:30-19h) e 16/05 (17:30-18:30h)

6ª 03/05 (10-11h)  e 17/05(10-12h)

Junho 5ª 06/06 (17:30-18:30h)

6ª 07/06 (10-11h)

Julho   5ª  04/07 (17:30-18:30h)

6ª 05/07 (10-11h)

Agosto 5ª 15/08(17:30-19h) e 29/08 (17:30-18:30h)

6ª 09/08 (10-11h) e 23/08 (10-12h)

Setembro 5ª 12/09 (17:30-18:30h) e 26/09 (17:30-19h)

6ª 06/09 (10-11h) e 20/09 (10-12h)

Outubro 5ª 17/10 (17:30-18-30h) e 31/10 (17:30-19h)

6ª 18/10 (10-11h) e 25/10 (10-12h)

Novembro 5ª 21/11 (17:30-18:30h)

6ª 22/11 (10-11h)

Dezembro 5ª  5/12 (17:30-18:30h)

6ª  06/12 (10-11h)

 

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

COHN, Leila. A Psicologia Formativa – Um Caminho Evolutivo. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V. 1
http://www.psicologiaformativa.com.br/artigos/PF_caminho_evolutivo.pdf
______ Processo Organizador Biológico e Processo Formativo, MIMEO 1993
______ Anatomia  Emocional:  O Corpo Como Um Processo Subjetivo, Anais do Congresso Latino Americano de Psicoterapia, Curitiba, 2014
_______ Corporificando a Experiência S. Paulo. Summus, 1996.
KELEMAN, Stanley. Realidade Somática. S. Paulo. Summus, 1994.
______ O corpo diz sua mente. S. Paulo. Summus, 1996.
______ Corporificando a Experiência , Introdução e Cap I. S. Paulo. Summus, 1996.
______ Anatomia Emocional. Intro e Criação S. Paulo. Summus, 1995.
______ A Metodologia e a Prática da Psicologia Formativa. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V.
http://www.psicologiaformativa.com.br/artigos/Metodologia_pratica_psicologia_formativa.pdf
_______ Biografia de Stanley Keleman, website

http://www.psicologiaformativa.com.br/psicologiaformativa/Stanley_Keleman.php
Textos Selecionados

COMPLEMENTAR

Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2001.
CAPRA, Fritjof.  A Teia da Vida. S. Paulo, Cultrix,  1996.
DAMASIO, Antonio. O Erro de Descartes. S. Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DE WAAL, F>ranz, A Era da Empatia, 2013
EDELMAN, Gerald. 
The Remembered Present: A Biological Theory of Consciousness. New York: Basic Books, 1989.
_______ and G. Tononi.  A Universe of Consciousness: How Matter Becomes Imagination. 
New York: Basic Books, 2000
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O cérebro em transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
LENT, Roberto. Cem Bilhões de Neurônios. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.
MATURANA, H., VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 1984.
ROSZAK,T- A Contracultura, trad- Donaldson M. Garcschagen, Petrópolis: Vozes, 1972.

 

Valor Fluxo Continuo 2024: R$ 5.790,00   em até 12 parcelas de R$ 482,50

Os interessados no curso devem enviar por e-mail uma carta de intenção, contendo seus interesses profissionais e um currículo resumido com dados pessoais para que seja agendada uma entrevista presencial, por telefone ou por Internet, no caso de residência em outro Estado.

O programa compõe-se de três ciclos anuais consecutivos desenvolvidos no período de três anos, perfazendo a carga horária total de 430  horas assim denominados:

CICLO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS – Fundamentação Teórico-Metodológica da Psicologia Formativa®

CICLO ESTRUTURAS HERDADAS – Estruturas Constitucionais e Plasticidade Somática

CICLO ESTRUTURAS FORMADAS – Estruturas Somáticas e Organização de Identidade

 O desenvolvimento desses CICLOS inclui uma programação composta por: conteúdo teórico e prático (130 horas), prática profissional supervisionada (190 horas), supervisão de casos (54 horas) sessões individuais (40 horas), e orientação de monografia (15 horas).

4.1  PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

A partir do segundo ano todos os alunos deverão realizar uma prática profissional supervisionada. Esta poderá ocorrer através de um banco de horas ou via realização um projeto específico em um contexto institucional. Cada pessoa deve trazer no mínimo dois casos por ano para supervisão, conforme cronograma previamente organizado.

4.2  PROCESSO SESSÕES INDIVIDUAIS

A partir do 2º módulo do primeiro ano todos os alunos deverão ter iniciado as sessões individuais com um dos membros da equipe profissional do Centro. A realização de sessões individuais possibilita ao participante experienciar pessoalmente como funciona o trabalho formativo e é de fundamental importância para o aprendizado do método e compreensão teórica. O valor das sessões individuais não está incluído no valor do curso. Os participantes terão o benefício da flexibilização dos valores habituais que devem ser acordados diretamente com o profissional escolhido.

4.3 AULAS DE PRÁTICA FORMATIVA E SUPERVISÃO ONLINE

Todos os participantes devem participar de todas as aulas de Prática Formativa às sextas-feiras e das sessões de supervisão online.

4.4 MONOGRAFIA

Após a conclusão do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia que demonstre a compreensão dos conceitos teóricos e metodológicos da Psicologia Formativa®. Esse trabalho deve ser orientado por um profissional docente do Curso Profissional, ao longo do 3º ano do curso. Os encontros de monografia em grupo estão inclusos no programa. O valor das orientações individuais não está incluído no valor do curso, mas há um valor padrão seguido por todas as orientadoras.

O programa envolve encontros teóricos e experienciais, abrangendo aulas expositivas, seminários, workshops, conversas em grupo online, prática profissional supervisionada, elaboração, apresentação e discussão de casos, processo psicoterapêutico pessoal e elaboração e apresentação de monografia. O curso tem uma bibliografia básica e uma complementar.

A avaliação será realizada mediante o acompanhamento dos participantes durante o processo da aprendizagem, através da quantificação da frequência (85%) — desde que as faltas não sejam consecutivas — cumulativamente aos resultados qualitativos das demais atividades que compõem a estrutura do curso, a saber: participação nas aulas, apresentação de casos, apresentação de monografia e realização de sessões individuais.

O certificado do curso terá a seguinte qualificação: Certificado de Conclusão do Curso Profissional em Psicologia Formativa®.

LEILA COHN – Psicóloga – CRP 05/8164, MA East-West Psychology, CIIS, SF-CA. Trabalha com Stanley Keleman no Center for Energetic Studies em Berkeley, California, desde 1988. Membro do Center for Energetic Studies Professional Group desde 1992 e do Keleman´s Advanced Studies International Group desde a sua fundação em 2009. Diretora fundadora do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil, desde 1995, Coordenadora do Programa de Educação Profissional em Psicologia Formativa no Centro, desde 1998, Coordenadora do Projeto ‘’Interviews with Stanley Keleman’’ iniciado em parceria com Stanley Keleman em 2012. Reconhecida por Stanley Keleman para o ensino da Psicologia Formativa® internacionalmente, mantém uma prática clínica como Psicoterapeuta Formativa e como Supervisora Formativa. Publica artigos nacional e internacionalmente.

Ártemis Marinho – Assistente Social – Docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Terapeuta somática. Doutoranda em Serviço Social (UERJ) e Mestre em Serviço Social (PUC/RJ). Membro Profissional Associado ao Centro de Psicologia Formativa do Brasil. Formação profissional com Leila Cohn no Centro de Psicologia Formativa do Brasil. Participação em workshops conduzidos por Stanley Keleman, no Brasil e no Center for Energetic Studies, Berkeley, California. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Coordena grupos educativo-terapêuticos com ênfase nas temáticas de gênero e envelhecimento. Desenvolve também estudos e pesquisas sobre estes temas

Iracema Teixeira – Psicóloga – CRP 05/8968. Doutora em Psicologia, na temática de relacionamentos – UFRJ. Mestre em Sexologia Clínica – UGF, especialista em Educação Sexual – UGF/SBRASH. Certificada em Psicologia Formativa® pelo Centro de Psicologia Formativa® do Brasil em 2002. Docente em cursos de pós-graduação.   Participou de workshops com Stanley Keleman, realizados no Brasil e no Center for Energetic Studies, em Berkeley/Califórnia. Certificação Internacional em Positive Psychology Coaching pela Positive Acorn – EUA. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, biênio 2014-2015.

Leila Cohn – Psicóloga – CRP 05/8164, MA (currículo acima).

Sônia Andrade – Psicóloga – CRP 05/30010, artista da dança, economista, MBA, mestranda em Filosofia, certificada em Psicologia Formativa® pelo Centro de Psicologia Formativa®  do Brasil em 2002, sendo docente do mesmo Centro.  Participou de workshops de Stanley Keleman no Center for Energetics Studies em Berkeley, California-USA. Certificada pela Fundación Río Abierto, Bs As-Arg. Estudos e treinamento em Psicologia dos Eneatipos, à luz da Gestalt-Terapia, Escola SAT. Diretora da Escola Gestalt Viva Claudio Naranjo.

INSCREVA-SE