Curso Profissional Fluxo Contínuo

Fundamentos da Psicologia Formativa®

APRESENTAÇÃO

A Psicologia Formativa® é uma abordagem corporal contemporânea, criada por Stanley Keleman na Califórnia, na década de 70, no contexto do surgimento do movimento humanista.  A teoria formativa fundamenta-se em princípios da Biologia, Psicologia e Fenomenologia e sua metodologia trabalha com a reorganização de formas somático-emocionais, aprofundando a relação entre corpo e cérebro, através de uma prática específica de exercícios. Os exercícios formativos, estruturados a partir de gestos e posturas corporais, visam à modulação e à mudança de atitudes emocionais, comportamentos, pensamentos e narrativas.

A partir de 2020 o Curso Profissional passou a ser ministrado em Fluxo Contínuo, admitindo pessoas em qualquer módulo ao longo do ano. Todos os módulos são teórico-experienciais, apresentando em profundidade os princípios fundamentais da Psicologia Formativa® e oferecendo a experiência vivencial do trabalho formativo. Para conhecer mais detalhes, veja os itens abaixo.

Para se inscrever é necessário enviar uma breve carta de intenção, contendo seus interesses profissionais e um mini-currículo para que seja agendada uma entrevista presencial, por telefone ou por Internet, no caso de residência em outro Estado.

Capacitar profissionais para pensar formativamente e trabalhar com o modelo teórico-metodológico da Psicologia Formativa®, aplicável aos campos da psicologia, educação, fisioterapia, terapias corporais, gestão de pessoas nas organizações, coaching e artes cênicas.

O curso é dirigido a profissionais das áreas de Saúde, Educação, Arte, Ciências Humanas e Sociais, admitindo estudantes do último ano dos respectivos cursos.

PROGRAMA DO CURSO PROFISSIONAL EM FLUXO CONTÍNUO

A partir de 2020 o Curso Profissional passou a ser ministrado em Fluxo Contínuo, admitindo pessoas durante todo o ano. Cada participante deverá perfazer 12 módulos contínuos, participar de todas as aulas de prática formativa e de todos os encontros de discussão de casos on-line conforme o programa abaixo a partir do momento em que ingressar no curso. Todos os módulos são teórico-experienciais. 

A partir do Módulo I a pessoa deve também iniciar o processo das sessões individuais. O curso inclui também a participação opcional no grupo de estudos on-line em psicologia formativa®. (Favor ver as datas na programação abaixo)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PSICOLOGIA FORMATIVA®

Durante os doze módulos do curso profissional estaremos aprendendo sobre o pensamento e a metodologia da Psicologia Formativa® através dos seus conceitos fundamentais e da experiência com a prática formativa, teoria e método. 

ANO 2021

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

MÓDULO I  –  GÊNESE E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA FORMATIVA

15 a 17 de ABRIL

5ª f 10:30-12:30h   6ª e Sábado 10-13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Psicologia Formativa®: gênese, visão teórica e desenvolvimento do método. 
  2. O Corpo como um Processo Subjetivo
  3. Processo organizador biológico e processo formativo: corpo herdado e corpo formado
  4. Metodologia Formativa: EMV

Após o módulo I e antes do módulo II o aluno deve o iniciar o processo das sessões individuais.

MÓDULO II   –   SONHOS E O PROCESSO FORMATIVO

18 e 19 de JUNHO

6ª 10-12h  e Sábado 10-13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Sonhos e o Corpo 
  2. Metodologia Formativa: o diálogo entre o corpo e cérebro.

MÓDULO III  –  A JORNADA FORMATIVA: O CORPO DA FAMÍLIA 

19 a 21 de AGOSTO

5ª f  10:30 – 12:30h    6ª e Sábado 10-13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Corpo e Familia: Formas de Amar 
  2. Metodologia Formativa 
  3. Discussão de casos
  4. Histórias e Somagramas

MÓDULO IV  –  EVOLUÇÃO PESSOAL

25 a 27 de NOVEMBRO

5ª f  10:30 – 12:30h    6ª e Sábado 10-13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Formando o seu futuro: Realidade Multidimensional e Tempo Pessoal
  2. O passado no presente e a organização do futuro 
  3. Metodologia Formativa 
  4. Filosofia Clinica e Discussão de casos 

DATAS DISCUSSÃO  DE CASOS ON LINE  (6as 11:30-13h) :

26/03, 30/04, 28/05, 04/06, 06/08, 24/09, 22/10, 05/11

ANO 2022

ESTRUTURAS CONSTITUCIONAIS E PLASTICIDADE SOMÁTICA 

Está composto por quatro módulos contínuos que ampliam o conhecimento teórico e metodológico da Psicologia Formativa® e aprofundam o conhecimento sobre o Corpo Herdado através do estudo dos Tipos Constitucionais. Inclui supervisão de casos.

MÓDULO I  –  ESTRUTURAS CONSTITUCIONAIS  –  O CORPO HERDADO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

  1. Mitos constitucionais – narrativas do corpo herdado.
  2. Somagramas.
  3. Intensivo de Pratica Formativa: influenciando o corpo herdado
  4. Discussão de casos. 

MÓDULO II  – ESTRUTURA CONSTITUCIONAL ECTOMÓRFICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

  1. Estrutura ectomórfica
  2. Sonhos e o Corpo Herdado
  3. Metodologia Formativa
  4. Discussão de casos

MÓDULO III – ESTRUTURA CONSTITUCIONAL MESOMÓRFICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

  1. Estrutura mesomórfica.
  2. Mitos constitucionais na Família – Família e Corpo
  3. Metodologia Formativa
  4. Discussão de casos

MÓDULO IV – ESTRUTURA CONSTITUCIONAL ENDOMÓRFICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

  1. Estrutura endomorfica.
  2. Formando o Seu Futuro: Modulando o Corpo Herdado
  3. Metodologia Formativa
  4. Discussão de casos

ANO 2023

ANATOMIA EMOCIONAL: ESTRUTURAS SOMÁTICAS E A ORGANIZAÇÃO DE IDENTIDADE 

Está composto por quatro módulos contínuos que ampliam o conhecimento teórico e metodológico da Psicologia Formativa® e aprofundam o conhecimento sobre o Corpo Formado através do estudo das Estruturas Somáticas descritas no “Anatomia Emocional”. Inclui supervisão de casos e inicia o processo de elaboração da monografia. 

MÓDULO I  –  GÊNESE E DESENVOLVIMENTO DA FORMA 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Anatomia como Identidade

  1. O Plano do Corpo  
  2. O Continuo do Stress  
  3. Intensivo de Pratica Formativa: influenciando o corpo formado
  4. Discussão de casos

MÓDULO II – ESTRUTURAS SOMÁTICAS 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Processo de organização de Forma: Estruturas Underbound e Overbound
  2. Desenvolvimento das Estruturas Underbound: mótil e porosa
  3. Prática formativa e somagramas. 
  4. Discussão de casos.
  5. Discussão do Projeto de Monografia.

MÓDULO III – ESTRUTURAS SOMÁTICAS 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Desenvolvimento das Estruturas Overbounded: rígida e densa.
  2. Família e Corpo
  3. Discussão de casos.
  4. Discussão do Projeto de Monografia.

MÓDULO IV – ESTRUTURAS SOMÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DA
SUBJETIVIDADE 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Workshop Intensivo: Formando o seu Futuro: Modulando o Corpo Formado
  2. Estruturas mótil, porosa, rígida e densa.
  3. Desafios ao Processo Formativo.
  4. Discussão de casos.

BIBLIOGRAFIA  ESPECÍFICA

COHN, Leila. A Psicologia Formativa – Um Caminho Evolutivo. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V. 1 http://www.psicologiaformativa.com.br/artigos/PF_caminho_evolutivo.pdf

______ Processo Organizador Biológico e Processo Formativo, MIMEO 1993

______ Anatomia  Emocional:  O Corpo Como Um Processo Subjetivo, Anais do Congresso Latino Americano de Psicoterapia, Curitiba, 2014

______ Corporificando o Impalpável: O Trabalho Somático com os Sonhos https://psicologiaformativa.com.br/corporificando-o-impalpavel-o-trabalho-somatico-com-sonhos/

Anais do Congresso Latino Americano de Psicoterapia, Curitiba, 2014

_______ Familia e Corpo: Formando Adultos https://psicologiaformativa.com.br/familia-e-corpo-formando-adultos/

________ Sanidade e Insanidade Somáticas https://psicologiaformativa.com.br/sanidade-e-insanidade-somaticas/

_______ Conversando Consigo em Tempos de Crise https://psicologiaformativa.com.br/conversando-consigo-em-tempos-de-crise/ 

________ O Atendimento em Psicologia Formativa https://psicologiaformativa.com.br/o-trabalho-da-psicologia-formativa/

KELEMAN, Stanley.  Realidade Somática. S. Paulo. Summus, 1994.

______ . O corpo diz sua mente. S. Paulo. Summus, 1996.

_______ Corporificando a Experiência , Introdução e Cap I. S. Paulo. Summus, 1996.

_____ _  Anatomia Emocional. S. Paulo. Summus, 1995.

______  A Metodologia e a Prática da Psicologia Formativa. IN: Caderno de Psicologia   Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V. 1.http://www.psicologiaformativa.com.br/artigos/Metodologia_pratica_psicologia_formativa.pdf

_______  Biografia de Stanley Keleman,   

 http://www.psicologiaformativa.com.br/psicologiaformativa/Stanley_Keleman.php

Videos YouTube:  canal psiformativabr 

Textos Selecionados

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2001.

CAPRA, Fritjof.  A Teia da Vida. S. Paulo, Cultrix,  1996.

DAMASIO, Antonio. O Erro de Descartes. S. Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DARWIN, Charles, On the Origin of Species  London: 1859

DE WAAL, Franz, A Era da Empatia, 2013

EDELMAN, Gerald. The Remembered Present: A Biological Theory of Consciousness. New York: Basic Books, 1989. 

______   Second Nature: brain science and human knowledge. USA, 2006

_______ and G. Tononi.  A Universe of Consciousness: How Matter Becomes Imagination. New York: Basic Books, 2000

JAMES, William The Principles of Psychology, New York: Dover Publications 1950 (1890)

LENT, Roberto. Cem Bilhões de Neurônios. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. 

MATURANA, H., VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 1984.

ROSZAK,T- A Contracultura, trad- Donaldson M. Garcschagen, Petrópolis: Vozes, 1972.

Curso Profissional em Fluxo Continuo – Calendário 2020

ANATOMIA EMOCIONAL | ESTRUTURAS SOMÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DE IDENTIDADE

ESTRUTURA DO PROGRAMA

O programa no ano de 2020 será composto por 9 aulas de pratica formativa (mínimo), 6 sessões de s Save upervisão (2 online) e 4 modulos que incluirão seminários teoricos, pratica vivencial e discussão de casos, com carga horaria total de 52 horas/ano.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Este ciclo é composto por quatro módulos que dão continuidade ao programa do curso e inclui o aprofundamento dos conceitos teórico-metodológicos, ,sessões individuais e elaboração de monografia. O tema do ano sera o Corpo Formado: Estruturas Somáticas tal qual descritas no Livro “Anatomia Emocional”.

Os participantes no 3º ano do Curso deverão escolher a sua orientadora e iniciar o processo de escrita da monografia. As sessões de orientação não estão incluídas no valor anual e devem ser pagas diretamente a orientadora.

MÓDULO I – GÊNESE E DESENVOLVIMENTO DA FORMA

2 a 4 de Abril 5ª 10-13h 6aª e sabado 10-13h

  1. O Plano do Corpo
  2. Anatomia como Identidade
  3. Desenvolvimento da Forma: Estruturas Underbound e Overbound
  4. Intensivo de Pratica Formativa
  5. Discussão de Casos online 27 de março 11:30-12:45h

MÓDULO II – ESTRUTURAS SOMÁTICAS SUBFORMADAS

26 e 27 de Junho 6ª 10-17:30h e sabado 10-13h

  1. O Continuo do Stress e Insultos à Forma
  2. Desenvolvimento das Estruturas Underbound: mótil e porosa
  3. Sonhos e Tipos Somaticos
  4. Discussão de casos
  5. Discussão do Projeto de Monografia On line 5 de Maio 11:30-12:40h

MÓDULO III – ESTRUTURAS SOMÁTICAS EXCESSIVAMENTE FORMADAS

10 a 12 de Setembro 5ª 10-17:30h 6aª e sabado 10-13h

  1. Desenvolvimento das Estruturas Overbounded: rígida e densa.
  2. Prática Formativa e somagramas.
  3. Discussão de casos.
  4. Discussão do Projeto de Monografia On line 7 de Agosto 11:30-12:40h

MÓDULO IV – ESTRUTURAS SOMÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE

12 a 14 de Novembro 5ª 10h-12h30  | 6aª e sábado 10-13h

  1. Filosofia Clinica
  2. Workshop Intensivo: Formando o Seu Futuro.
  3. Desafios ao Processo Formativo.
  4. Discussão de casos: Dilemas Somáticos

SUPERVISÃO ONLINE E ESTUDOS DE CASO | Sextas das 11h30 a 12h30:

27/03,  07/08 e 23/10

BIBLIOGRAFIA

COHN, Leila. A Psicologia Formativa – Um Caminho Evolutivo. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V. 1

http://www.psicologiaformativa.com.br/artigos/PF_caminho_evolutivo.pdf

______ Anatomia Emocional: O Corpo Como Um Processo Subjetivo, Anais do Congresso Latino Americano de Psicoterapia, Curitiba, 2014

KELEMAN, Stanley. Realidade Somática. S. Paulo. Summus, 1994.

______ Anatomia Emocional, S. Paulo. Summus, 1995.

______ Corporificando a Experiência S. Paulo. Summus, 1996.

______ O corpo diz sua mente. S. Paulo. Summus, 1996.

______ A Metodologia e a Prática da Psicologia Formativa. IN: Caderno de Psicologia Formativa. Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 1 ed. Rio de Janeiro, 2007. V.

YouTube Clips com Stanley Keleman

Textos Selecionados

COORDENAÇÃO

LEILA COHN – Psicóloga – CRP 05/8164, MA East-West Psychology, CIIS, SF-CA. Trabalhou com Stanley Keleman no Center for Energetic Studies em Berkeley, California, desde 1988. Membro do Center for Energetic Studies Professional Group desde 1992 e do Keleman´s Advanced Studies International Group desde a sua fundação em 2009. Diretora fundadora do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil,  desde 1995, Coordenadora do Programa de Educação Profissional em Psicologia Formativa no Centro, desde 1998, Coordenadora do Projeto ‘’Interviews with Stanley Keleman’’ iniciado em parceria com Stanley Keleman em 2012. Reconhecida por Stanley Keleman  para o ensino da Psicologia Formativa®  internacionalmente, mantém uma prática clínica como Psicoterapeuta Formativa e como Supervisora Formativa. Publica artigos nacional e internacionalmente.

Curso Profissional em Fluxo Continuo – Calendário 2021

ANO 2021

MÓDULO I  –  GÊNESE E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA FORMATIVA | 15, 16 e 17 de Abril

15/04 – quinta – 10h30 às 12h30

16 e 17/04 – sexta e sábado  – 10h às 13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Psicologia Formativa®: gênese, visão teórica e desenvolvimento do método. 
  2. O Corpo como um Processo Subjetivo
  3. Processo organizador biológico e processo formativo: corpo herdado e corpo formado
  4. Metodologia Formativa: EMV

Após o módulo I e antes do módulo II o aluno deve o iniciar o processo das sessões individuais.

MÓDULO II   –   SONHOS E O PROCESSO FORMATIVO | 18 e 19 de JUNHO

18/06 – Sexta – 10h às 12h

19/06 – Sábado 10h às 13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Sonhos e o Corpo 
  2. Metodologia Formativa: o diálogo entre o corpo e cérebro.
  3. Discussão de Casos

MÓDULO III  –  A JORNADA FORMATIVA: O CORPO DA FAMÍLIA  | 19, 20 e 21 de Agosto

19/08 – Quinta-Feira – 10h30 às 12h30h

20 e 21/08 – Sexta e Sábado – 10h às 13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Corpo e Familia: Formas de Amar 
  2. Metodologia Formativa 
  3. Discussão de casos
  4. Histórias e Somagramas

MÓDULO IV  –  EVOLUÇÃO PESSOAL | 25, 26 e 27 de Novembro 

25/11 – Quinta-Feira – 10h30 às 12h30h

26 e 27/11 – Sexta e Sábado – 10h às 13h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Formando o seu futuro: Realidade Multidimensional e Tempo Pessoal
  2. O passado no presente e a organização do futuro 
  3. Metodologia Formativa 
  4. Filosofia Clinica e Discussão de casos 

DATAS DAS DISCUSSÕES  DE CASOS ON LINE  – Sextas-Feiras das 11h30 às 13h

Dias: 26/03, 28/05, 06/08, 24/09, 22/10 e 05/11

R$ 4.580,00, a serem pagos da seguinte maneira: matrícula de R$ 400,00 na inscrição (ate janeiro 2020) e mais 11 parcelas mensais consecutivas no valor de R$ 380,00. Para pagamento à vista, haverá 5% de desconto no valor anual. Os valores serão reajustados anualmente de acordo com a taxa do IGPM. Os valores dos anos subsequentes serão postados ao final de cada ciclo.

VALORES PARA 2021

R$ 4.870,00, a serem pagos da seguinte maneira: matrícula de R$ 470,00 na inscrição (até janeiro 2021) e mais 11 parcelas mensais consecutivas no valor de R$ 400,00.

Para pagamento à vista, haverá 5% de desconto no valor anual.

Os valores serão reajustados anualmente de acordo com a taxa do IGPM. Os valores dos anos subsequentes serão postados ao final de cada ciclo.

Os interessados no curso devem enviar por e-mail uma carta de intenção, contendo seus interesses profissionais e um currículo resumido com dados pessoais para que seja agendada uma entrevista presencial, por telefone ou por Internet, no caso de residência em outro Estado.

O programa compõe-se de três ciclos anuais consecutivos desenvolvidos no período de três anos, perfazendo a carga horária total de 430  horas assim denominados:

CICLO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS – Fundamentação Teórico-Metodológica da Psicologia Formativa®

CICLO ESTRUTURAS HERDADAS – Estruturas Constitucionais e Plasticidade Somática

CICLO ESTRUTURAS FORMADAS – Estruturas Somáticas e Organização de Identidade

 O desenvolvimento desses CICLOS inclui uma programação composta por: conteúdo teórico e prático (130 horas), prática profissional supervisionada (190 horas), supervisão de casos (54 horas) sessões individuais (40 horas), e orientação de monografia (15 horas).

4.1  PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

A partir do segundo ano todos os alunos deverão realizar uma prática profissional supervisionada. Esta poderá ocorrer através de um banco de horas ou via realização um projeto específico em um contexto institucional. Cada pessoa deve trazer no mínimo dois casos por ano para supervisão, conforme cronograma previamente organizado.

4.2  PROCESSO SESSÕES INDIVIDUAIS

A partir do 2º módulo do primeiro ano todos os alunos deverão ter iniciado as sessões individuais com um dos membros da equipe profissional do Centro. A realização de sessões individuais possibilita ao participante experienciar pessoalmente como funciona o trabalho formativo e é de fundamental importância para o aprendizado do método e compreensão teórica. O valor das sessões individuais não está incluído no valor do curso. Os participantes terão o benefício da flexibilização dos valores habituais que devem ser acordados diretamente com o profissional escolhido.

4.3 AULAS DE PRÁTICA FORMATIVA E SUPERVISÃO ONLINE

Todos os participantes devem participar de todas as aulas de Prática Formativa às sextas-feiras e das sessões de supervisão online.

4.4 MONOGRAFIA

Após a conclusão do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia que demonstre a compreensão dos conceitos teóricos e metodológicos da Psicologia Formativa®. Esse trabalho deve ser orientado por um profissional docente do Curso Profissional, ao longo do 3º ano do curso. Os encontros de monografia em grupo estão inclusos no programa. O valor das orientações individuais não está incluído no valor do curso, mas há um valor padrão seguido por todas as orientadoras.

O programa envolve encontros teóricos e experienciais, abrangendo aulas expositivas, seminários, workshops, conversas em grupo online, prática profissional supervisionada, elaboração, apresentação e discussão de casos, processo psicoterapêutico pessoal e elaboração e apresentação de monografia. O curso tem uma bibliografia básica e uma complementar.

A avaliação será realizada mediante o acompanhamento dos participantes durante o processo da aprendizagem, através da quantificação da frequência (85%) — desde que as faltas não sejam consecutivas — cumulativamente aos resultados qualitativos das demais atividades que compõem a estrutura do curso, a saber: participação nas aulas, apresentação de casos, apresentação de monografia e realização de sessões individuais.

O certificado do curso terá a seguinte qualificação: Certificado de Conclusão do Curso Profissional em Psicologia Formativa®.

LEILA COHN – Psicóloga – CRP 05/8164, MA East-West Psychology, CIIS, SF-CA. Trabalha com Stanley Keleman no Center for Energetic Studies em Berkeley, California, desde 1988. Membro do Center for Energetic Studies Professional Group desde 1992 e do Keleman´s Advanced Studies International Group desde a sua fundação em 2009. Diretora fundadora do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil, desde 1995, Coordenadora do Programa de Educação Profissional em Psicologia Formativa no Centro, desde 1998, Coordenadora do Projeto ‘’Interviews with Stanley Keleman’’ iniciado em parceria com Stanley Keleman em 2012. Reconhecida por Stanley Keleman para o ensino da Psicologia Formativa® internacionalmente, mantém uma prática clínica como Psicoterapeuta Formativa e como Supervisora Formativa. Publica artigos nacional e internacionalmente.

Ártemis Marinho – Assistente Social – Docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Terapeuta somática. Doutoranda em Serviço Social (UERJ) e Mestre em Serviço Social (PUC/RJ). Membro Profissional Associado ao Centro de Psicologia Formativa do Brasil. Formação profissional com Leila Cohn no Centro de Psicologia Formativa do Brasil. Participação em workshops conduzidos por Stanley Keleman, no Brasil e no Center for Energetic Studies, Berkeley, California. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Coordena grupos educativo-terapêuticos com ênfase nas temáticas de gênero e envelhecimento. Desenvolve também estudos e pesquisas sobre estes temas

Iracema Teixeira – Psicóloga – CRP 05/8968. Doutora em Psicologia, na temática de relacionamentos – UFRJ. Mestre em Sexologia Clínica – UGF, especialista em Educação Sexual – UGF/SBRASH. Certificada em Psicologia Formativa® pelo Centro de Psicologia Formativa® do Brasil em 2002. Docente em cursos de pós-graduação.   Participou de workshops com Stanley Keleman, realizados no Brasil e no Center for Energetic Studies, em Berkeley/Califórnia. Certificação Internacional em Positive Psychology Coaching pela Positive Acorn – EUA. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, biênio 2014-2015.

Leila Cohn – Psicóloga – CRP 05/8164, MA (currículo acima).

Sônia Andrade – Psicóloga – CRP 05/30010, artista da dança, economista, MBA, mestranda em Filosofia, certificada em Psicologia Formativa® pelo Centro de Psicologia Formativa®  do Brasil em 2002, sendo docente do mesmo Centro.  Participou de workshops de Stanley Keleman no Center for Energetics Studies em Berkeley, California-USA. Certificada pela Fundación Río Abierto, Bs As-Arg. Estudos e treinamento em Psicologia dos Eneatipos, à luz da Gestalt-Terapia, Escola SAT. Diretora da Escola Gestalt Viva Claudio Naranjo.