Entraves na relação

Por Iracema Teixeira, Junho 2010

 

Com frequência ouvirmos queixas ou reclamamos das dificuldades existentes em nossos relacionamentos. Um grande entrave nos relacionamentos é colocarmos frequentemente a responsabilidade no outro, nos eximindo da nossa parcela de contribuição sobre o que vivemos. Não se trata de encontrar culpados ou vítimas, mas de nos reconhecermos como adultos que co-laboram (trabalham juntos) na construção da relação, seja ela satisfatória ou não.

A construção da relação envolve um reforço mútuo de atitudes cooperativas ou competitivas. Portanto, a responsabilidade sobre o que se forma é mútua e os entraves existentes são reciprocamente construídos.

Para que alguns padrões deixem de ser empecilhos no relacionamento, faz-se necessário gerenciar a si mesmo, diminuindo ou aumentando a intensidade e a frequência de algumas atitudes para organizar formas cooperativas de crescimento.

A Psicologia Formativa®, mediante a prática dos exercícios somático-emocionais, contribui para a formação e a consolidação de comportamentos sustentáveis na construção de uma relação satisfatória.