Compulsividade

O comportamento compulsivo envolve a repetição de uma determinada ação. A compulsão é desconfortável por gerar a experiência de falta de controle sobre si mesmo. É frustrante uma pessoa planejar não repetir um comportamento indesejado e ser incapaz de conter-se.

Do ponto de vista neuro-fisiológico, quanto mais um comportamento se repete, mais se fortalecem as conexões cerebrais que o mantêm, potencializando assim sua durabilidade. A sustentação do comportamento compulsivo se dá através da estabilização, pela repetição, dos circuitos neuro-motores que lhe são correspondentes.

O método formativo trabalha com micro movimentos para acessar as conexões neurais e influenciá-las, através da diferenciação voluntária de novos padrões de ação. É possível intervir na postura muscular do comportamento compulsivo e criar alternativas de ação, estabelecendo também novas conexões cerebrais. O trabalho formativo visa ampliar o leque de possibilidades de uma pessoa, oferecendo-lhe ferramentas para reorganizar sua experiência emocional, seu pensamento e comportamento.

 



Em julho de 2015 Leila Cohn entrevistou Stanley Keleman sobre o processo de envelhecimento e os desafios de ser mais velho na sociedade atual.
Leia a entrevista, clique aqui

Agora todos os vídeos com legenda em português
videos legenda
clique aqui para assistir

Formação Profissional 2018 Saiba Mais

Fale Conosco | Links