Casal e Família

Casal

O crescimento na relação de casal se dá através da organização e aprofundamento de formas de intimidade inter e intrapessoal.

O casal refere-se à união de duas pessoas corporificadas formando um vínculo a partir da vivência de três elementos organizadores: projeto comum de vida, querer bem ao outro (corporificar atitudes de cuidar, se importar, compartilhar e cooperar) e experienciar a sexualidade como troca de calor, afeto e vitalidade.

O método formativo trabalha com as posturas emocionais na interação do casal visando à organização de uma parceria amorosa cooperativa. Isto envolve o gerenciamento das crises e transições inerentes ao crescimento pessoal e conjugal.

Família

A família pode ser entendida como um corpo coletivo, um terreno fértil onde se geram e sustentam formas adultas de existir.

É no corpo da família que as pessoas aprendem a desenvolver a sua individualidade e a conviver com o outro, formando-se enquanto seres adultos e sociais.É no corpo familiar que aprendemos a expressar afetos, a gerar e conter a nossa excitabilidade, a estabelecer fronteiras, a exercer a nossa autonomia, a corporificar atitudes amorosas e cooperativas, enfim, a desenvolver a nossa subjetividade.

O método somático-emocional pode ser empregado no trabalho de família visando à reorganização de padrões de proximidade e distância, de dar e receber, e de comportamentos impeditivos do crescimento de seus membros.

 



Em julho de 2015 Leila Cohn entrevistou Stanley Keleman sobre o processo de envelhecimento e os desafios de ser mais velho na sociedade atual.
Leia a entrevista, clique aqui

Agora todos os vídeos com legenda em português
videos legenda
clique aqui para assistir

Formação Profissional 2018 Saiba Mais

Fale Conosco | Links