Entraves na Relação
Iracema Teixeira - Junho 2010

Com frequência ouvirmos queixas ou reclamamos das dificuldades existentes em nossos relacionamentos. Um grande entrave nos relacionamentos é colocarmos frequentemente a responsabilidade no outro, nos eximindo da nossa parcela de contribuição sobre o que vivemos. Não se trata de encontrar culpados ou vítimas, mas de nos reconhecermos como adultos que co-laboram (trabalham juntos) na construção da relação, seja ela satisfatória ou não.

A construção da relação envolve um reforço mútuo de atitudes cooperativas ou competitivas. Portanto, a responsabilidade sobre o que se forma é mútua e os entraves existentes são reciprocamente construídos.

Para que alguns padrões deixem de ser empecilhos no relacionamento, faz-se necessário gerenciar a si mesmo, diminuindo ou aumentando a intensidade e a frequência de algumas atitudes para organizar formas cooperativas de crescimento.

A Psicologia Formativa®, mediante a prática dos exercícios somático-emocionais, contribui para a formação e a consolidação de comportamentos sustentáveis na construção de uma relação satisfatória.

Iracema Teixeira



Em julho de 2015 Leila Cohn entrevistou Stanley Keleman sobre o processo de envelhecimento e os desafios de ser mais velho na sociedade atual.
Leia a entrevista, clique aqui

Agora todos os vídeos com legenda em português
videos legenda
clique aqui para assistir

Formação Profissional 2018 Saiba Mais

Fale Conosco | Links