Psicologia Formativa® - Uma Abordagem Corporal Contemporânea*
Carmen Lemos

*Trabalho publicado no Jornal MOMENTO PSI – julho 2009

Estou chegando de Berkeley na Califórnia, após participar do programa de verão no Center for Energetic Studies de Stanley Keleman, criador da Psicologia Formativa® e autor do conhecido livro Anatomia Emocional.

Mais uma vez fico muito motivada a compartilhar com colegas, amigos e interessados neste tipo de trabalho sobre a filosofia clínica formativa, que surgiu nos tempos do Movimento da Contracultura dos anos 60 do século passado, quando o mundo novo do pós-guerra começava a criar novos modos de subjetivação.

Lá encontrei profissionais de várias cidades americanas e de vários países europeus. Foi muito importante entrar em contato com especialistas de formações diferenciadas, que desejavam aprofundar suas experiências pessoais e profissionais. Eles estavam interessados em aprender para seu próprio crescimento e também para trabalhar com seus clientes sobre o desenvolvimento da capacidade de auto-regulação de padrões de comportamento como meio de dar significado pessoal à sua existência.

Situando um pouco... A Psicologia Formativa® constitui-se em um trabalho revolucionário voltado para o desenvolvimento humano, fundamentado na Teoria Evolucionista, Biologia Celular, Neurofisiologia, Psicologia Existencial, Fenomenologia Heideggeriana, enfim da Nova Ciência, que visa a dar suporte à experiência do gerenciamento da maturidade do corpo.

A compreensão da Vida como sistema auto-organizador levou Keleman a conceber o pensamento formativo, focalizando as transformações dos estágios de desenvolvimento do corpo humano (da forma embrionária à forma do adulto envelhecido) e o senso de formação da subjetividade somática, originado pela morfologia pulsatória de formas, estruturas e relações interativas diferenciadas.

Então pela visão formativa compreendemos o ser humano como um complexo corpo biológico em muitas instâncias de funcionamento e evolução – do ato motor reflexo ao ato modelado, gerado pelo esforço muscular cortical voluntário. Assim cada pessoa constituída do seu legado genético vive seu processo de aprendizagem sócio-cultural e forma gerenciadamente o seu corpo pessoal.
A metodologia formativa, também chamada de Prática de Corpar, trabalha com gestos e posturas que, através da modulação muscular, reorganiza atitudes emocionais, estruturas de pensamento e linguagem, intensidade de comportamentos, aprofunda o diálogo do corpo com o cérebro e cria novos mapas corticais, transformando o estilo de vida.

A Psicologia Formativa® tem sido aplicada com sucesso por profissionais de diversas áreas, em especial de Saúde e Educação, em atendimentos psicoterápicos, classes de exercícios somáticos, classes de formação profissional e situações especiais de condução de grupos que se propõem a formar novos padrões de interação e liderança e desenvolver a capacidade de inovação e criatividade. O terapeuta formativo sempre identifica conjuntamente com o cliente – indivíduos e ou grupos as suas necessidades e desejos e assim facilita e acompanha o processo pessoal de desenvolvimento dos repertórios de formas que passam a emergir e serem assumidas.
Apresento aqui para efeito de ilustração, o depoimento de uma cliente, que chamo Esmeralda. Ela tem 45 anos, perdeu o marido em morte súbita, é mãe de um adolescente e, com formação em administradora de empresas é funcionária pública federal:

“Considero incrível a psicoterapia de abordagem somática. Tem sido para mim incontestavelmente suave e seguro o modo pelo qual eu vou me dando conta de quem sou, através dos acontecimentos que percebo e sinto ocorrerem no meu corpo. Antes eu não tinha a percepção das sensações e dos sentimentos e não reconhecia como meus comportamentos afetavam a mim e aos outros. Não sabia o que era existir no corpo. Tinha a saúde alterada.
Quando iniciei o trabalho terapêutico estava completamente paralisada sem saber mais como viver. Cuidadosamente fui acolhida na minha dor e “ignorância” e comecei a identificar o modo pelo qual eu fazia comigo mesma e com os outros. Reconheci, que as minhas posturas, que eu mesma associava às de uma “marionete”, referiam-se à minha incapacidade de lidar de modo mais maduro e focalizado na minha dor.
Tenho aprendido a lidar com a força vital no meu corpo – a minha intensidade e o meu ritmo agindo no mundo. Venho criando uma conduta própria para viver como autora e criadora do meu futuro. É assim que a satisfação, a generosidade e mais do que tudo a fé no trabalho comigo mesma vêm gerando minhas transformações".


A nossa adesão ao trabalho formativo cria um parceria contundente para com o trabalho da Natureza sobre a evolução humana. A mudança sempre é a ordem da hora e a estabilidade é o tear da criação. Criar novo padrão pulsatório nos torna capazes de ser participantes - autores e protagonistas de uma narrativa própria de novas vidas.

Saúde e educação, psicoterapia e pedagogia caminham juntas. O conhecimento e a compreensão sobre quem somos e quem desejamos vir-a- ser fazem parte de um processo de aprendizado sobre as descobertas a respeito do cuidado, do diálogo, da partilha e da cooperação. Estas são as próprias formas do amor dos nossos sonhos e realidades que anseiam por ser corpadas na família, no grupo profissional, na sociedade, na comunidade universal.

É tempo de as pessoas construírem seu poder pessoal de forma apoiada e orientada. Fazer intervenções nas dificuldades referentes às transições de vida, aos transtornos de ansiedade e de estresse pós-traumático e suas síndromes é investir em qualidade de vida. Quando um indivíduo muda seu rumo, a sociedade também recebe sua influência. Precisamos sair do padrão da emergência para usufruir do desenvolvimento sustentável.

Desenvolvo esta linha de trabalho terapêutico e pedagógico há 15 anos em consultório e em grupos de estudo e ensino. Participo do Centro de Psicologia Formativa® do Brasil no Rio de Janeiro como estudante e depois como docente, desde 1994. Participo do Center for Energetic Studies em Berkeley - Califórnia com Stanley Keleman, desde o ano 2000. O Centro do Brasil é representante da Psicologia Formativa® na América Latina e oferece formação profissional para grupos no Rio de Janeiro e outros Estados.



Em julho de 2015 Leila Cohn entrevistou Stanley Keleman sobre o processo de envelhecimento e os desafios de ser mais velho na sociedade atual.
Leia a entrevista, clique aqui

Agora todos os vídeos com legenda em português
videos legenda
clique aqui para assistir

Formação Profissional 2018 Saiba Mais

Fale Conosco | Links